terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bê-a-Bá da Gestão de Custos

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Até a revolução industrial XVIII só a existia a contabilidade Financeira (Geral), que estava bem desenvolvida para servir as empresas comerciais.
Era extremamente fácil para o Contador apurar o resultado do exercício- Bastava o levantamento dos estoques em termos físicos pois em valores monetário já se conhecia pelos valor pago pela mercadoria. Assim o custo era facilmente conhecido conforme a formula:
CMV= EI + C – EF e depois era só.
RC – CMV- Despesas= Lucro do período

Com o advento das indústrias, tornou-se mas complexo a função do contador que para levantar o BP e DRE não dispunha agora tão facilmente dos dados para poder atribuir valor ao estoque, pois o valor de compra na empresa comercial estava agora somado com uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Nada mais natural de vermos o Contador tentando adaptar os procedimentos á empresas industrial aos mesmos critérios utilizados na comercial.

Nota-se que a preocupação era fazer da contabilidade de custo uma forma
de resolver problemas de mensuração monetária de estoque
 e não instrumento de ADM.

Sendo assim nesse novo campo de  auxilio “ no controle e no momento decisório” a função da contabilidade de custo é fornecer dados para estabelecimento de padrões, orçamentos, e outras formas de previsão e num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivo acontecimento para comparação com os valores anteriormente definidos.

É indiscutível que o caminho a seguir, para atingir os objetivos de qualquer empreendimento, é reconhecer na contabilidade de custo o papel que naturalmente representa dentro de um modelo de gestão.


TERMINOLOGIA EM ESTUDO

Os termos utilizados pelos profissionais da área de custo, muitas vezes são utilizados como sinônimos, porém para o gerenciamento empresariais é necessário uma distinção criteriosa entre essas palavras.
Os termos utilizados pelos profissionais da área de custo, muitas vezes são utilizados como sinônimos, porém para o gerenciamento empresariais é necessário uma distinção criteriosa entre essas palavras. São elas Desembolso, Gasto, Investimento, Custo, Despesa, Perda e Desperdício.

DESEMBOLSO: Saída de dinheiro do caixa para cobrir os Gastos, resultantes da aquisição de um produto ou serviço.

        •GASTO: Desembolso à vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviços. O gasto se concretiza quando o bem adquirido passa a ser propriedade da empresa.

                                         Os gastos podem ser classificados em:

        INVESTIMENTOS: Compreendem, geralmente, os gastos com a obtenção de bens e serviços de uso da empresa (benefícios imediatos ou futuros), ou seja valores que a empresa gasta na aquisição de bens patrimoniais. Ex: compra de um imóvel, móveis e utensílios.
       
       CUSTO: Gasto relativo a bens ou serviços aplicados no produção de outros bens e serviços, NOTE o custo somente ocorre na atividade produtiva, constituindo-se, dessa forma, em elemento inerente ao processo de produção da empresa. Ex: matéria prima utilizada no processo produtivo.

DESPESA: Gastos com consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativas, comercial e financeira, que visam a obtenção de Receitas. Ou seja gastos para manter a estrutura organizacional. Ex: salário do ADM e aluguel.

PERDA: Bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária. Ex: inundações, incêndios, greves e multas.

DESPERDÍCIO: É o gasto que a empresa apresenta pelo fato de não ocorrer o aproveitamento normal de todos os recursos. Ex: Uma produtividade menor que a normal e vendedor com tempo ocioso após cumprir metas de venda.

CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS E DESPESAS
Classificação Dos Custos
CUSTO: Gasto relativo a bens ou serviços aplicados no produção de outros bens e serviços- ou seja para atividade produtiva. Os custos podem classificados segundo dois critérios:

I- COM RELAÇÃO AOS PRODUTOS: Diretos e Indiretos
II- COM RELAÇÃO AOS VOLUME DE PRODUÇÃO: Fixos e Variáveis
Ainda podem ser: Misto-(Semifixos  e Semivariáveis)

Classificação dos custos- COM RELAÇÃO AOS PRODUTOS

Custo direto: Podem ser apropriadas de maneira objetiva aos produtos elaborados, ou seja em função de certas medidas de consumo, porque há uma forma de medição clara de seu consumo durante a fabricação.
Ex: Certa matéria prima custa R$ 7,00/KG, a empresa utiliza 1,5KG dessa matéria para fabricar uma unidade do produto X, logo ela gasta R$ 10,50 dessa matéria prima para produzir uma unidade do produto x.

Curso indireto: São apropriados de forma arbitrária como rateios ou estimativas, isso uma vez que são de difícil mensuração e apropriação a cada produto elaborado porque são utilizados em vários produtos que estão sendo produzidos.
Exemplos: Energia elétrica - o valor  consumido, deverá ser rateado entre todos os produtos fabricados no referido período. Aluguel da fábrica – esse gasto é impossível de ser identificado em relação a cada produto.

Classificação dos custos-RELAÇÃO AO VOLUME DE PRODUÇÃO

Custo fixos: São os mesmo qualquer que seja o volume de produção da empresa. Os Custos Fixos, estão relacionados com os Custos Indiretos de Fabricação, não guardam proporção com as quantidades de produtos fabricados.
Ex: Se a industria produziu 10 ou 1 unidade de um produto, o Custo com o Aluguel do prédio, depreciação das máquinas, salários e encargos da supervisão da fábrica etc, serão os mesmos.

Custo Variável: são aqueles cujos valores alteram em função do volume produzido. Os custos variáveis têm relação direta com os Custos Diretos de Fabricação.
Ex. Uma fábrica de mesas de madeiras gasta 5 metros de madeira para fabricar 1 mesa,  para fabricar 10 mesas serão necessários 50 metros de madeira ( 10 mesas x 5 metros unitariamente). Quanto maior for a quantidade fabricada, maior será o consumo de matéria-prima.

Custos Mistos: são aqueles que apresentam uma certa variação em função do nível de produção, mais que também têm uma parcela fixa. Essa parcela fixa ocorrerá mesmo que nada seja produzido.
Ex: Energia elétrica da fabrica- irá ser cobrado uma taxa mínima mesmo sem produção- sem que haja consumo no período.

Classificação das Despesas

DESPESA: Gastos com consumo de bens e da utilização de serviços para manter a estrutura organizacional, visam à obtenção de Receitas. Ex: salário do ADM e aluguel.
Divide-se em Fixas ou Variáveis:

Fixas: Apresentam o mesmo valor qualquer que seja o volume das vendas da empresa. EX: Aluguel e Seguro do escritório.

Variáveis: São as despesas que ocorrerem em função do volume de vendas. EX: Comissões dos vendedores, Bonificações sobre Venda e Frete de entrega.

Outras considerações:
Custo Total de produção: Corresponde a todos os elementos que participaram do processo produtivo, é constituído por materiais usados no processo industrial, mão de obra e custos indiretos.

Custo de Produção do Período: Corresponde aos custos referentes ao processo produtivo que ocorreram em um determinado período de tempo. Logo pode-se afirmar que o CPP é o CP que ocorreu durante uma semana um mês um ano.
Equação: CPP= MD+MOD+CIF

Custo Primário: Considera os valores que ocorrem com os materiais diretos e a mão de obra direta, também é chamado de custo direto.
Equação: CD = MD+MOD

Custo de Transformação: Considerando que a MD é transformado pela MOD em produtos acabados por meio da mão de obra que os manuseou, utilizando recursos indiretos da fabrica.
          Equação: C.tranf = MOD+CIF


MD: Material Direto
MOD: Mão de Obra Direta
CIF: Custo Indireto de Fabricação


BIBLIOGRÁFIA DE APOIO: -DUBOIS, ALEXY, Gestão de Custos e formação de preços: conceito, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade/ Alexy Dubois, Luciana Kulpa, Luiz Eurico de Souza.- 3.ed.-São Paulo: Atlas, 2009.


2 comentários:

  1. Olá Mônica Campos, meu nome é Alessandro Fabricio, moro em Boituva/SP e gostaria de parabenizá-la pelo blog. Sou Graduando em Ciências Contábeis e estou me especializando em Contabilidade de Custo, o que futuramente será o foco de minha pós-graduação. Passando pela net a procura de definições, deparei-me com seu blog que me esclareceu algumas dúvidas.
    Caso queira me conhecer melhor também, pode acessar meu blog de "dicas, curiosidades e notícias" - http://alessandro-fabricio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro. Me alegro muito em tê-lo esclarecido. Irei acessar o seu blog sim. Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir